segunda-feira, outubro 30, 2006

Cadáveres ao amanhecer (1ª parte)

Começaram a aparecer cadáveres por todo o lado. Dia após dia as mutilações tornavam-se cada vez mais macabras. O responsável por todo este rasto de morte parecia estar a entusiasmar-se cada vez mais com o sofrimento das suas vítimas. A cada chaga que infligia dava a sensação de ganhar com isso prazer e motivação para procurar a próxima vítima, ou presa. Os mais anciãos não tinham memória de acontecimentos semelhantes. Dizia a mais velha da aldeia «Deus nos acuda! Vamos todos morrer, não é por mim, ele que poupe pelo menos os meus netinhos! Ai, meu Deus que não há quem nos valha!».
O desespero apoderou-se de famílias inteiras. Há um sentimento de fatalidade presente em todas as faces… em todas as vozes… em todos os olhares. Ninguém conversa com ninguém, por outro lado, podem fazê-lo, mas não como dantes. Já ninguém sabe se conhece o vizinho do lado tão bem como pensava. Com quem estarão a falar? Será a próxima vítima? Ou será(ão) o(s) assassino(s)?
Ao fim de uma semana o cheiro a morte há muito se tornara insuportável. O cemitério cada vez mais cheio e as casas cada vez mais vazias. O medo de sair à rua está instalado, no entanto no dia seguinte lá está, mais uma vez, e outra, outra mais…
O caso tornou-se ainda mais grave quando “Águia Que Dança”, o chefe da aldeia, apareceu completamente desfigurado e trucidado no seu abrigo. “Touro Que Dança”, seu irmão, o melhor e mais forte guerreiro da aldeia, ajoelhou-se junto dele e chorou. Nunca ninguém o tinha visto a chorar. O “pajem” logo disse «se Touro Que Dança chora não temos escape possível, chegámos ao fim…»
Cada amanhecer era cada vez mais tardio e sombrio.
A notícia chegou ao governo central que prontamente enviou uma equipa de antropólogos para o local. Quando chegaram uma aldeã confeccionava uma qualquer espécie de artefacto. Ao avistá-los desatou numa chinfrineira de gritos, pegou numa criança e correu para a floresta. Todos os outros sobreviventes a seguiram. «Esta não foi a melhor estratégia», diziam, «mas porque fugiram de nós? Não é a primeira vez que vêem homens brancos…». Não ficou ninguém para os receber. Nesse mesmo dia, conforme chegaram, partiram.
Passaram a noite na floresta, sem dormir. De manhã estava tudo na mesma e a vida na aldeia voltou à “normalidade”. Vida durante o dia, morte durante a noite, cadáveres ao amanhecer…
Parecia existir um estranho conformismo em todos em relação a esta fatalidade. Os mais novos, devido à sua inocência (ignorância?), pareciam abster-se de tudo isto. Brincavam, uns com os outros nunca sozinhos, sempre sob o olhar atento de “Touro Que Dança”. A sua lança estava mais afiada que nunca e recusava-se a limpar as pinturas de guerra da sua face.
Uma semana mais tarde a equipa de antropólogos voltou. Vinham acompanhados de alguns elementos do exército que, apesar de desarmados, tinham como missão garantir a segurança da expedição. Antes de chegarem o fedor era intenso e os homens tiveram que colocar máscaras. A aldeia está deserta. Alguns animais alimentam-se dos corpos espalhados pelo chão. Foi imediatamente chamado um delegado de saúde. Ninguém se arriscava a entrar mais longe. Quando chegou, o tal delegado de saúde, vomitou após analisar alguns dos corpos. Quando finalmente foram ensacados todos os mutilados deu-se então início à recolha de todas as informações possíveis para desvendar o que se tinha passado. O aldeamento, agora lavado de corpos, está estranhamente calmo. Não se ouve vivalma. Está tudo como se não se tivesse passado nada. As cubatas mantinham-se intactas. Os instrumentos de trabalho estão arrumados e limpos.
Fim da 1ª parte
Continua...

1 comentário:

Pazolo disse...

O povão exige a segunda parte! Vamos a isso!